Uma organização que queira iniciar uma gestão baseada em resultados precisa seguir princípios da administração agrupados em quatro funções essenciais: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, que, no mundo administrativo, formam a sigla PODC.

O planejamento é a primeira delas, simplesmente porque é nele que são delimitadas antecipadamente as atividades que serão desenvolvidas em um projeto e é dele que partem todas as ações previstas da empresa, conectando etapas e dando sentido a cada uma delas para alcançar o resultado final com excelência.

Mesmo tendo sua importância comprovada em todos os segmentos de atuação, no mercado da construção civil muitas construtoras ainda deixam o planejamento de lado por julgaram mais adequado administrar com foco no presente, ou ainda pela falta de tempo (tempo é dinheiro!) e confiança plena no trabalho dos profissionais que estão gerenciando a obra. Por esse motivo os serviços passam a ter uma rotina de improvisos, gerando incertezas de prazo, custo e garantia de qualidade no produto final.

A verdade é que as construtoras deveriam pensar em seus projetos 8 não apenas como uma fonte de lucro, mas como uma oportunidade de melhorar processos dentro e fora do canteiro de obras. Isso porque a fase de planejar o empreendimento envolve a integração de conhecimentos de todos os envolvidos – de áreas administrativas à mão de obra – na busca por soluções que sejam mais vantajosas à construtora e atendam cada vez melhor às necessidades dos consumidores.

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