As frutíferas podem ser plantadas em vasos, enfeitar sua casa, e produzir deliciosas frutas, da mesma forma que acontece no plantio no solo. A única diferença, é que no plantio em vasos, o solo deverá ser mais estruturado nutricionalmente do que no cultivo tradicional, e a reposição nutricional deverá acontecer durante várias vezes no ciclo de cultivo da planta.
 
Você pode optar por vários tipos de frutas:
 
- Romã (Punica Granatum)
A romazeira, além de ter frutos deliciosos, ainda apresenta uma belíssima floração, com flores carnosas e dobradas. Ela se adapta tão bem aos vasos, que pode ser cultivada inclusive como bonsai, em formatos miniaturizados e muito elegantes.
 
- Limoeiro (Citrus Limon)
Escolha variedades produtivas, preferencialmente enxertadas e já produzindo, para plantar em vasos. As variedades de limão siciliano, se adaptam muito bem em vasos, e produz enormes e perfumados limões.
 
- Laranjeira (Citrus Sinensis)
Escolha uma planta enxertada, preferencialmente de porte anão e que já esteja produzindo. Necessita de regas frequentes, e muito sol para manter a saúde. Evite uma copa fechada, tipo arbustiva, pois reduz a produtividade, e aumenta a chance de doenças e pragas se instalarem.
 
- Laranja-kinkan (Citrus Japonica)
Essa laranjeira é ideal para vasos, pois possui naturalmente menor porte e frutos pequenos, ficando não apenas proporcional, mas linda e produtiva se bem cuidada. Necessita de meia sombra.
 
- Mexerica (Citrus Reticulata)
Cuide da mesma forma que laranjeiras e limoeiros, com boa fertilização, regas e podas de limpeza e formação. 
 
- Manga (Mangifera Indica)
Arvores tão imponentes, de folhas e frutos grandes, que também podem ser cultivadas em vasos. Elas tem grande necessidade de água e luz, mas se adaptam bem aos vasos. Escolha variedades anãs, que produzam mesmo com pequeno porte.
 
- Jabuticaba (Myrciaria Cauliflora)
A jabuticabeira é uma das árvores preferidas para se plantar em vasos. Compre plantas da variedade sabará, anã, e que já estejam produzindo. A jabuticabeira é especialmente exigente com relação a água. Não deixe faltar no período de floração e frutificação.
 
- Pintangueira (Eugenia Uniflora)
Uma fruta brasileira, e que ajuda a alimentar a fauna silvestre. Atualmente ainda há uma variedade arbustiva, de enfolhamento denso, que além de produzir pitanga, torna-se um elegante arbusto, podendo ser até mesmo topiado.
 
- Araçazeiro (Psidium Cattleyanum)
Outra frutífera nativa do Brasil, com um sabor do campo, que lembra a goiaba. Escolha preferencialmente variedades anãs, de frutos vermelhos ou amarelos. Rústica e fácil de cuidar.
 
- Maçã (Prunus Malus)
A frutífera favorita para se plantar em vasos. Pode ser uma opção interessante, em locais de clima mais temperado a subtropical.
 
- Figueira (Ficus Carica)
Uma árvore exótica, mas que se adapta muito bem em vasos, e pode oferecer seus deliciosos frutos. Cuide com as podas, para formar uma árvore de copa limpa e bem arejada, mantendo assim sua saúde e estimulando a produção de frutos.
 
- Goiabeira (Psidium Guajava)
Outra nativa muito fácil de cuidar e boa para vasos. Cuide para que não falte água e fertilizantes.
 
- Acerola (Malpighia Emarginata)
A acerola é uma fruta riquíssima e saborosa, ideal para sucos refrescantes. É perfeita para plantar em vasos, gosta de sol, calor e regas frequentes.
 
Fonte: Terral