Em vigor desde Julho de 2013, a norma ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho de Construções Habitacionais, estabelece importantes critérios para a construção civil. 
 
Os fornecedores de materiais de construção, estão se estruturando para melhorar seus produtos, se adequar às novas normas, e se enquadrarem nesse novo sistema de construção.
 
As empresas vão precisar evoluir, principalmente aquelas que atuam informalmente, e que os serviços são realizados de modo artesanal, como acontece com as serralherias de bairro espalhadas pelo país. 
 
A principal forma de despertar a atenção desse mercado informal, é por meio da divulgação da norma de desempenho ABNT NBR 15575, pois, muitos profissionais ainda não têm conhecimento suficiente sobre ela.
 
O que muitos ainda se perguntam, é se a norma ABNT NBR 15575 tornou mais cara a atividade da construção civil, porém o aumento é pouco expressivo. Seguindo as condições socioeconômicas do país, buscaram estabelecer parâmetros muito parecidos com aqueles já praticados, sendo assim, as novas normas não terão aumento significativo de custos.
 
A ABNT NBR 15575 está muito associada às condições do entorno da edificação, pois houve um cuidado grande para se atingir o ponto de equilíbrio em um país continental como o Brasil, com grandes diferenças climáticas. As questões mínimas para atender o bem-estar do usuário, foram pensadas a partir de estudos realizados pela área da saúde, como o nível de ruído adequado para se ter uma boa noite de sono, e se tornaram parâmetros, que foram transformados em requisitos a serem alcançados pelas construções.
 
Além do desempenho a ser alcançado, a Norma informa também, sobre os instrumentos necessários para analisar se a edificação está atendendo ao que foi estabelecido. 
 
Fonte: AEC Web