PISOS LAMINADOS OU VINÍLICOS
 
Ambos são considerados "pisos laminados", pois são formados em camadas ou "lâminas". 
 
O piso laminado melanímico é composto por uma camada onde o substrato é feito de materiais derivados da madeira, como aglomerado e painel de madeira de alta densidade (HDF), com aplicação de resina melanímica que confere características especiais de resistências a esse tipo de substrato e lâminas de papel decorativo, com resistência à abrasão e balanço. 
 
Já o piso laminado vinilíco (LVT) é composto por materiais com base de PVC (policloreto de vinila). Da mesma forma que o melanímico, a camada superior recebe uma estampa decorativa. Ambos são oferecidos no mercado em réguas de diversos tamanhos, espessuras e padrões.
 
Existem basicamente duas linhas de pisos laminados: pisos laminados de madeira e pisos laminados de alto tráfego cujas características são as seguintes:
 
- Pisos Laminados de Madeira 
 
É um piso constituído de laminas de madeira com 7mm de espessura em larguras e comprimentos variados. A principal característica do produto é o de ser um produto de madeira natural e revestido com verniz. A opção por esta linha de produto normalmente se dá em função da beleza da madeira, onde cada régua tem o seu desenho e tonalidade exclusiva, formando no conjunto uma harmonia que a natureza criou. 
 
O verniz utilizado nos pisos de madeira laminada é de última geração com alta tecnologia e pode ter diferentes níveis de resistência a desgaste e riscos. É um piso para utilização em residências ou ambientes de tráfego leve. São de fácil instalação, limpeza e antialérgicos.
 
- Pisos Laminados de Alto Tráfego 
 
Tem como principal característica a sua resistência ao desgaste e riscos. São fabricados com base em HDF (micropartículas de madeira prensadas em alta densidade), revestidas com papel decorativo nos mais variados padrões. Estão disponíveis produtos para aplicação residencial e comercial. 
 
A fácil instalação e limpeza, a resistência à luz solar, riscos, manchas e brasas de cigarros, a vasta opção de padrões são uma solução prática para qualquer necessidade de decoração para ambientes residenciais e comerciais.
 
Para quem quer ter o efeito de madeira, o laminado oferece muitas opções e cores, além de cada vez mais imitar outros materiais também. Sua aplicação é fácil, rápida e os preços costumam variar de acordo com a espessura e consequente resistência das lâminas. O efeito pode ser aconchegante e similar de uma madeira natural.