Qualidade na Prestação de Serviços
 
A preocupação com a qualidade não é nova. Com o decorrer dos anos, tanto as empresas passaram a se preocupar mais com a qualidade para se diferenciar (também por exigência do mercado), como os consumidores começaram a dar mais atenção a esse fator. E com isso, o que se considera como “qualidade” foi evoluindo com o tempo.
 
Atualmente compreende-se “qualidade” de uma forma mais ampla, e não apenas relacionado ao produto ou serviço em si. Na prática, isso significa que não basta uma empresa ofertar um serviço de qualidade, isto é, que atinja com satisfação aquilo que foi prometido, e que era esperado pelo consumidor. 
 
Assim, a qualidade foi ganhando espaço, e se expandindo como um todo: atendimento, vendas, pós-vendas, suporte, organização, e tudo o mais que a constitui, e com a qual o consumidor tem contato, ainda que indiretamente.
 
A questão da qualidade ganha uma importância estratégica, e não apenas operacional. Empresas que proporcionam ao consumirdor uma boa experiência, tanto no que diz respeito ao serviço prestado, quanto ao relacionamento empresa-consumidor tendem a ter resultados melhores.
 
Por isso cabe perguntar qual a importância que sua empresa dá para a qualidade? Ela é vista apenas do ponto de vista do produto ou serviço, ou vai além e integra todo o negócio?
 
Diante desse contexto mais amplo, é preciso enxergar a qualidade na prestação de serviços, pois todo serviço prestado tem origem e finalidade na demanda do consumidor, e se este for bem atendido, pode representar um diferencial competitivo para a empresa prestadora de serviços.
 
É importante notar, que a eficiência de um serviço está diretamente ligada à qualidade pessoal daquele que o oferece, pois as pessoas são o grande motor de uma organização, e que toda empresa demanda profissionais competentes e qualificados, independente do porte, setor de atuação, tipo de produto ou serviço oferecido.
 
Podemos afirmar também, que a prestação de serviços se caracteriza mais pela ação direta dos profissionais, do que na execução do serviço em si. Isso significa que a qualidade na prestação de serviços está diretamente ligada à competência das profissionais envolvidos.
 
Um negócio bem gerenciado, com processos definidos, com uma boa gestão de pessoas, e com estrutura adequada, alcança um nível de qualidade superior, atendendo sempre seus clientes com excelência.
 
Fonte: Intelliplan